Perguntas frequentes

1- Quais são as primeiras atitudes que os familiares devem tomar no momento de falecimento de um ente querido?

A primeira atitude a ser tomada é informar à Kreitlow Funerária que houve um falecimento. Existem diversas informações a prestar, tais como cidade de falecimento, óbito domiciliar ou hospitalar, causa da morte, que fazem com que cada atendimento seja diferente. Quando entram em contato conosco, os familiares terão suas dúvidas esclarecidas e serão informados sobre qual a forma de proceder em cada caso. Acima de tudo, mantenha a calma e a serenidade, compreendendo o processo e a necessidade de serem tomadas certas providências importantes para a família e para o próprio ente querido.

2- Qual o tempo máximo que o corpo pode ser velado?

Segundo a resolução RDC Nº. 68, da ANVISA de 10 de outubro de 2007, o tempo máximo de velório, decorrido desde o horário de falecimento, é de 24 horas, isto sem o método de conservação do corpo, conhecido também como tanatopraxia. Se aplicado o método de conservação, o tempo de velório pode ser superior, já que a conservação retarda o processo de decomposição do corpo. A conservação possibilita mais tempo para a despedida, deixando a aparência da pessoa falecida natural e também garante um velório sem vazamento de fluídos ou alterações no corpo, permitindo, ainda, que familiares que residem em localidades distantes também possam chegar a tempo de despedir-se do ente querido falecido, antes do sepultamento.

3- Quais os documentos necessários para a obtenção da certidão de óbito?

O registro de óbito deve ser feito no Cartório de Registro Civil da cidade em que ocorreu o falecimento. Os documentos necessários para que o óbito possa ser registrado são:

• Certidão de casamento [ou de nascimento, se for solteiro(a)]
• Identidade
• CPF
• Título de Eleitor
• Carteira de Trabalho
• Número do PIS/PASEP (normalmente já consta na Carteira de Trabalho)
• Número de benefício de aposentadoria [se for aposentado(a)]
• Certificado de Reservista (apenas homens até 45 anos)
• Declaração de óbito, assinada por médico

Nos óbitos ocorridos na cidade de Pomerode, o registro é feito por nós, da Kreitlow Funerária, após o recebimento dos documentos e a assinatura da declaração de óbito por parte do médico.

4- Quanto à roupa do ente querido falecido, como devo proceder?

Se não souber com que roupa vestir seu ente querido no momento do último adeus, solicite os ternos, conjuntos masculinos ou femininos completos da Kreitlow Funerária. Trata-se de uma excelente opção para o cerimonial de despedida.

5- Quanto tempo demora o processo de higienização e preparação?

O tempo de higienização e preparação depende de uma série de fatores, como a causa da morte, o tempo decorrido entre o falecimento e início da preparação e o período de internação no hospital. Leva-se, normalmente, de duas a três horas para realizar todo o procedimento.

6- Como funciona o procedimento da necromaquiagem?

A técnica de necromaquiagem é feita por profissionais da Kreitlow Funerária, qualificados e formados em cursos próprios desta técnica. Neste procedimento são utilizados produtos importados, de alta qualidade, que eliminam os sinais deixados pela doença ou pela própria morte, propiciando uma aparência que resgata a dignidade social para a última despedida.

7- Como funcionam as mensagens de afeto no site da Kreitlow Funerária?

Na seção do obituário, ao final dos dados de cada falecido, há um espaço no qual as pessoas podem deixar sua mensagem de condolências e último adeus à pessoa falecida. Devem ser informados o nome e o e-mail da pessoa que escreve a mensagem, além do código para que o comentário possa chegar até nós. Após nossa leitura e verificação, a mensagem é liberada no site.

8- Se o falecimento ocorreu na cidade de Blumenau, como devo proceder?

Em falecimentos ocorridos na cidade de Blumenau, primeiramente os familiares devem entrar em contato conosco pelo telefone 3395-1212. Como existe uma Central de óbitos em Blumenau, é necessário que os familiares passem na internação do hospital onde o ente querido falecido estava internado. Em seguida o hospital enviará um fax para a Central de óbitos, localizada junto a prefeitura, comunicando o falecimento. A família deverá então se deslocar até a prefeitura, para assinar a documentação de liberação. Somente após a assinatura de algum familiar na Central de óbitos, é que nos podemos fazer a remoção da pessoa falecida.

9- Devo me dirigir ao INSS para dar baixa ou transferir benefícios?

Sim. Após feito o registro de óbito, os familiares devem entrar em contato com o INSS, pelo fone 135. Em casos de transferência de benefício para o cônjuge, é necessário que se faça um agendamento prévio. Nos casos de cancelamento de benefício, não é necessário que se faça o agendamento prévio. Lembramos que em ambos os casos os familiares devem levar consigo todos os documentos da pessoa falecida, incluindo a certidão de óbito original. Em caso de transferência de benefício, devem ser levados também os documentos do cônjuge da pessoa falecida.

10- Qual o procedimento em caso de cremação?

A cremação e o serviço funerário são serviços complementares, e a utilização de um não elimina a utilização do outro.

O cerimonial de despedida acontece da mesma maneira na cremação como acontece no sepultamento: o corpo do ente querido é abrigado dentro da urna funerária, no qual é exposto e recebe homenagens e a despedida de familiares e amigos. A única mudança é que após o cerimonial religioso, o cortejo não segue até o cemitério, seguindo diretamente para o crematório. No crematório os familiares podem fazer outro cerimonial, ou podem optar para que corpo do ente querido siga diretamente para a cremação. Importante: Pela legislação, em caso de cremação a declaração de óbito deve ser assinada por 2 médicos. A família já deve informar o Hospital desta necessidade assim que ocorrer o falecimento.